11/09/2012

Decisões importantes - O sobrenome

Eis aqui um tema polêmico e com votação no face.



Vim falar de uma coisa muito importante a ser decidida e que pode gerar muita discussão até o casal entrar em acordo: O sobronome
Quando o casal decide juntar as escovas, geralmente a mulher pega o sobrenome do homem. Mas para as que não se sentem a vontade, saibam que não é lei. Desde 2003 o homem pode pegar o sobrenome da mulher, assim como cada um pode continuar com seu sobrenome desde a constituição de outubro de 1988, facilitando a questão de documentos. Convenhamos que é um super trabalho a mulher emitir novamente o CPF, RG, CNH, Título de Eleitor, dados no banco, Passaporte, etc, etc, etc...

"para a perspectiva da psicologia evolucionista, não é relevante se é a mulher quem adota o sobrenome do marido, se é o marido quem adota o sobrenome da mulher, ou mesmo se os dois vão manter seus nomes de solteiro após o casamento"

Se a mulher não tiver o interesse de enfrentar toda essa burocracia, deve ter certeza disso:
"O acréscimo do sobrenome normalmente ocorre durante a cerimônia civil. Quem decidir mudar após o matrimônio tem de recorrer ao Poder Judiciário. "Propondo uma ação de retificação de assento civil para alterar o sobrenome," 

Uma opção mais fácil de agradar ao casal é os dois mudarem o sobrenome (homem adota da mulher e mulher adota do homem), desse modo não é apenas um que deve sofrer com a burocracia da documentação.

"Alguns casais optam por não mudar os nomes depois do casamento para manter sua identidade própriasua história e de sua família e encorajar o respeito à individualidade. Outro motivo que os leva a tomar esta decisão é o medo de que o processo seja muito burocrático e tome muito tempo ou que a mudança de sobrenome nos documentos cause algum problema também de ordem burocrática"


"É uma escolha que envolve não só o casal, mas acaba sendo de interesse também das famílias. As mais tradicionais podem perceber a decisão da mulher de não incluir o sobrenome do marido ao seu como uma atitude negativa, como falta de compromisso e desinteresse em fazer parte da família"

Não importa o que o casal decida, mas o importante é o respeito que um tem pelo outro. Isso é somente mais um detalhe que está presente no mundo casamentício.
O que importa é que os dois se sintam bem, um respeite a individualidade do outro e sejam felizes =)

Fontes: Programa Combate, Blog Casadinhos, Terra, Folha de S. Paulo

12 comentários:

  1. Essa é uma uvida cruel pra mim!!!

    http://todomundocasa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu já decidi que não quero mudar de nome.. e ainda bem que meu noivinho concordou..
    meu sobrenome ficaria terrível hehehe..

    mas tudo bem... quando os dois entram em acordo ai tudo bem..
    mas sempre tem um homem machista que não aceita, e quer que a mulher troque seu nome.


    adorei o post

    bjks

    http://raquelbazi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Realmente é um assunto polêmico, mas acho que com um bom diálogo isso se resolve fácil!


    Bjs

    Blog: Vida de Noiva

    Sorteio de um Buquê 'Últimos Dias!': *Clique Aqui e participe!*

    ResponderExcluir
  4. Oi!!
    Esse é um assunto problemático rsrs e que vai render até o dia D... só de pensar em enfrentar toda a burocracia para trocar os documentos... me arrepia rsrs.
    vamos ver no que vai dar...
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Ja tenho pensado nisto mesmo...ja tive uma trabalheira pra mudar de casada pra solteira de novo,rsrsrs...nao sei se quero passar por tudo de novo mudando de solteira(divorciada)pra casada...
    So que meu namorado faz questao,mas ainda nao conversamos a fundo sobre isto...bjo

    ResponderExcluir
  6. Eu já não acho tão polêmico... hehehe.
    Eu acho tão normal a mulher pegar o sobrenome do marido, afinal, vão constituir juntos umas nova família e eu acho importante isso. Não sei, é uma convenção, mas eu sou bem tradicional. E é normal, pois os filhos terão o sobrenome tbm... ai, acho normal demais, não entendo porque tantas opções diferentes hehehe

    QUanto ao trabalho de mudar de nome... o casamento dá taaaaaanto trabalho que acho que isso é o de menos!

    Beijos!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Ai q complicado isso viu!
    O meu noivo não abre mão deu colocar o sobrenome dele, eu não queria, imagina só q trabalho mudar tudo! =/

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Tranquilo pra mim, vou só acrescentar um dos sobrenomes dele, e ficou muito bom!! Apesar de toda burocracia, mas quero ser Sra. Beatriz Mesquita de Souza! hahah

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Vou te falar viu, eu tirei um dos meus sobrenomes e adquiri o último do marido, ficou um nome mais "chique" kkk, mas deu um trabalhão reorganizar os documentos, aliás, ainda não mudei as contas bancárias e cartões de crédito, acho que vale a pena, se a noiva quiser, no meu caso eu já tinha combinado com o maridón! Bjs.

    ResponderExcluir
  10. No meu caso, eu já queria acrescentar o sobrenome do meu noivo, mas achava que ia ficar muito estranho com o meu, em uma conversa com ele... eu achando que ele não ligava a minima, me respondeu o seguinte, é não precisa colocar meus sobrenomes e pra quê casar tbm né? Nossa eu nem imaginava ele tradicional assim e ainda terei que adicionar os dois sobrenomes dele, vou ficar com nome de princesa de tão grande...rsss

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu decidi muito antes de dar entrada nos documentos. Falei pra ele: VOU ME CASAR COM TUDO O QUE TENHO DIREITO. ATÉ SEU NOME EU QUERO!kkkkk
    Estou muito feliz com minha decisão e não vejo a hora de ser uma Sra. De Paula.

    ResponderExcluir
  12. Olá, conheci o blog agora e já estou seguindo!
    Adorei o post, muito esclarecedor. Tenho essa imensa dúvida, meu noivo quer q eu tire o ultimo nome para colocar o dele, mas gosto meu nome do jeito que é, poderia até acrescentar, mas tirar NUNCAA! Ainda pra piorar a situação, junta gente de todo lado pitaco! Eu aguento?! kkk Acho que não!
    rsrsr

    Bjinhos, espero vc lá no meu blog.

    Passa lá e segue tbm: giselesanthiago.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Casando Sem Regras ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7