30/10/2012

Cortando convidados sem se estressar

Olá calorzão gostoso =)
Eu estou me deliciando com esse clima queeente. Pra quem acorda de madrugada é tudo de bom
E agora resolvi tentar (de novo) fazer algum tipo de exercício.
Ontem fui caminhar/correr de noite em um ginásio...Hoje vou fazer uma aula demonstrativa de boxe...uma das duas coisas eu tenho que acabar fazendo, né?

Sobre o casamento, sem muitas novidades. Este sábado vou encontrar minha cerimonialista, apresentar para ela todos os contratos fechados, mostrar várias fotos de inspiração e fazer um brainstorming de tudo...Afinal, ainda tenho que decidir as lembrancinhas. Quem sabe ela não tem uma ideia?

Este final de semana fomos na nossa casa desmontar o armário da cozinha. A maior parte vai pra casa de praia da minha sogra e uma outra parte foi para a churrasqueira dos meus pais. Depois passamos o domingo na C&C e Telhanorte definindo de vez os pisos e revestimentos que vamos comprar. Só não decidimos ainda do lavabo, vamos ver na hora.

Ontem li uma matéria no GNT Noivas e queria compartilhar com vocês.
Eu cortei muuitos convidados da minha lista. Sabe aquelas pessoas que você só encontra em velório? Então, elas estão fora.
Minha mãe apoiou, mas quero só ver quando minha vó descobrir que as irmãs dela estão fora haha
Enfim, a matéria traz dicas de como fazer esses cortes.


Divida para somar
Uma boa proposta de divisão amigável de convites em família, a grosso modo, pode ser definida assim: 50% dos convidados são dos noivos e 25% para cada casal de pais. Mas é claro que essa proporção pode ser muito flexível, principalmente porque hoje em dia os casamentos são, em sua maioria, bancados pelos noivos.

Abra o jogo
“Tudo o que é feito com correção, transparência e honestidade em família não tem como dar errado”, sentencia o decorador Antônio Neves da Rocha. Para ele, a receita de uma boa lista é simples: família, padrinhos e melhores amigos. “Quando o casal tem limitações de espaço e orçamento, mas começa a pensar que poderia ser bom também convidar o fulano que é um bom contato, mas nem é tão próximo, abre precedente para que questionem o critério de escolha. Não pode escorregar”.

Há casos em que os noivos se certificam de quanto custaria cada convidado extra e a família discute se é o caso de um interessado em crescer a lista pagar por isso, desde que o lugar comporte os novos convidados.

Faça as contas
A lista pode ter uma margem de 20% a 30% de convidados além do limite máximo, pois essa costuma ser a porcentagem padrão de faltosos em casamentos - chamada de 'quebra' pelos profissionais da área. “Sempre aconselho os noivos a fechar todos os contratos pensando em 2/3 do total de convidados, pois o RSVP costuma terminar duas semanas antes da festa e dez dias antes do evento você consegue crescer, se necessário, o número de convidados dentro dos valores já combinados. Já vi prejuízos de R$ 60 mil devido a excesso de confiança dos noivos. No dia da festa a 'quebra' ainda pode aumentar 5% por conta dos imprevistos”, explica Flávia Gurgel, organizadora de eventos.

Mas cuidados: essas “folgas” são tentadoras para gosta de estourar a lista. “Em festas lotadas, os convidados são menos bem servidos, fato, mas quando todos estão juntos para celebrar uma união, felizes, isso não é o mais importante. Em 90% dos casos de estouro, dá tudo certo”, diz Antônio, que já presenciou um estouro de nada menos do que 700 pessoas. Mas antes de se sentir tranquilo com a possibilidade de estouro na sua festa, saiba que hotéis e casas de festas costumam trabalhar controlando com contador o número de convidados e apresentam os “extras” depois.

Priorize
Deixar de fora os amigos de trabalho pode parecer um bom ponto de corte, mas há casos e casos. “Quando uma cliente advogada me diz que não vai convidar ninguém do escritório em que trabalha, eu falo logo: é preciso pensar no dia de amanhã”, brinca Antônio.  Para ajudar na hora do corte, os noivos podem classificar os convidados em duas categorias - algo como indispensáveis e desejáveis. Leve em conta que amigos e parentes que moram longe podem ser convidados sem representar riscos, devido à baixa probabilidade de comparecerem. Existem ainda noivos que deixam a cargo do cerimonial repassar a informação de que acompanhantes não são permitidos, mas essa pode ser uma forma apenas de terceirizar o problema.

Desobrigue-se
Não é porque você está se casando que passou a dever alguma coisa ao mundo. Não se obrigue a convidar ninguém que não queira. Por outro lado, é bem raro, mas se acontecer de alguém importante ter ficado de fora e tiver sabido da festa, planeje um delicado pedido de desculpas.  Não há mal que sempre dure...

Bjs e boa sorte nos cortes

10 comentários:

  1. Otimas dicas...a lista sempre da dor de cabeça né...bjo

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, esse momento temos que ter jogo de cintura para não se estressar ou acabar magoando as pessoas.


    Bjs

    Blog: Vida de Noiva

    Produtos de Casamento: Clique Aqui

    Sorteio de 1 Buquê de Sapinhos: Clique Aqui e Participe!!!

    ResponderExcluir
  3. Voltei pra dizer que tem selinho pra vc la no meu blog
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Menina, vc vai adorar o boxe.... eu faço kickboxing (tá bom, to parada, mas vou voltar) e amooo de paixão! :)

    Sobre as dicas, adorei!!! ^^

    Tem selinho pra vc no meu blog!

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Dicas importantíssimas! Pra mim, a lista de convidados foi um dos itens que mais deu trabalho!!

    Fica com Deus flor! :*

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito!
    Ainda tenho pesadelos com minha lista de convidados kkk principalmente porque o casamento vai ser super intimista!

    Faz uma visitinha lá no blog? :)

    Beijos,
    Ju

    http://simaceito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post com ótimas dicas!

    Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas e que nos ajudam e muito. Lista de convidados da muita dor de cabeça.
    Tem selinho pra voce lá no blog
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Olá querida, ganhei um selinho e pelo significado não poderia deixar de te indicar. Passa lá no meu cantinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Nossa...dicas importantíssimas!
    Adorei!

    ResponderExcluir

 
Casando Sem Regras ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7