02/01/2013

Intoxicação alimentar - Como evitar em seu casamento


Já pensou no dia do seu casamento, tudo muito lindo e como você sempre sonhou, todos se divertem muito, dançam muito e vão embora bem tarde...
Mas no dia seguinte todos os convidados, vc e seu noivo passam mal, não conseguem viajar para lua de mel e todos os convidados se encontram no hospital com uma intoxicação alimentar...É, seu casamento será inesquecível.

Alguns cuidados podem ser tomados pelos noivos, buffet e até cerimonialista para que isso não aconteça.
Abaixo reuni algumas dicas para vocês:

- Faça um bolo artificial para decoração e bolos individuais que só serão tirados da geladeira no momento de servir, principalmente se tiver algum recheio de creme. Os bolos são as principais causas de contaminação.
Já vi diversas noivas que acham feio/brega o bolo falso na mesa, mas em algumas cidades o bolo comestível na mesa foi proibido pela Anvisa, por ficar muito tempo exposto e sem a refrigeração adequada.

- Se for servir algum aperitivo quente, mantenha-o na geladeira e esquente no momento de servir. Alimentos quentes podem ficar em temperatura de risco por apenas 1hora a 1hora e meia. Após este tempo os microorganismo tem pico de proliferação o que pode ser um perigo. Se for servir um jantar deixe estes alimentos acima de 60ºC para que não haja este pico.

- Os alimentos frios devem ser mantidos abaixo de 10ºC.

- Os doces com recheio de creme são um perigo, por isso escolha muito bem quem irá prepará-los e não demore muito para servi-los.

- Se for fazer alguma mesa de frios, esta deve estar também em temperatura abaixo de 10ºC para manter os alimentos fora da temperatura de risco. Principalmente se for servir algum fruto do mar, ou comida japonesa.

- Certifique-se que o cozinheiro tem noções de higiene e temperatura de cozimento dos alimentos.

- Se for servir alguma fruta, fique atenta para que elas sejam devidamente lavadas.

- Contrate uma equipe de cozinheiro que tenha um resposável técnico qualificado.

Fonte: Junutri

São dicas que nós noivas, podemos evitar se ficarmos de olho no buffet e pesquisarmos antes de contratar. Também é muito importante conhecer a cozinha do local da recepção e os equipamentos utilizados.

Ninguém aqui iria querer viver um pesadelo desses, né? :)
Bjs

8 comentários:

  1. Nossa seria a treva se isso acontecesse... graças a Deus eu contratei um buffet bem conceituado e bem indicado... foi o mesmo do meu baile de formatura... foi o investimento mais alto que fiz, mas prezo uma boa comida rs...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa... não gosto nem de pensar na possibilidade.
    Tem ter muita atenção nos fornecedores contratados mesmo.
    Beijosss e FELIZ 2013
    Elaine

    www.bhcasamentos.com

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas!
    Com a correria do planejamento esses detalhes passam despercebidos.

    Bjss

    Blog: Vida de Noiva

    Produtos de Casamento/Noivado/Chás: Veja Aqui

    ResponderExcluir
  4. Otimas dicas...
    Sao pequenos detalhes que nao se pode deixar passar ne...bjos

    ResponderExcluir
  5. Dicas excelentes! Conheço um casal que teve que cancelar a lua de mel por conta de familiares e convidados que foram internados na manhã seguinte ao casório. Foi muita confusão. Eles não passaram mal porque não comeram o bolo, que fora feito com uma farinha contaminada por uma bactéria. Depois o buffet acabou arcando com as despesas, mas a lua de mel...

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas!

    Obrigada pelo comentário no meu blog! :)

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas!!!! Super úteis!!!
    Feliz 2013!!!
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha visto um post com um tema tão importante...Valeu Mari...graças a você vou virar adepta ao bolo falso...dedicação total a saúde do convidado...sempreee

    bjos

    ResponderExcluir

 
Casando Sem Regras ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7